V SIMPEQ

“Transformações sociais, tecnológicas e didáticas: como aproveita-las no Ensino de Química”

9 e 10 de setembro de 2005 INSTITUTO DE QUÍMICA – UNICAMP

Participantes

Apoio

APOIO: Regional de Campinas da Sociedade Brasileira de Química

Diretorias de Ensino de Campinas Regiões Leste e Oeste.

Editora Ática

INFORMAÇÕES

O SIMPEQ é um evento voltado para professores que dão aulas de Química no ensino médio e está em sua quarta edição no Instituto de Química da UNICAMP. Trata-se de um esforço para promover a necessária interação entre membros da universidade e professores do ensino médio, que vem acontecendo desde 2001. Neste ano, aconteceram palestras, atividades experimentais, apresentação de trabalhos e debates.

Sempre buscando atender às solicitações dos participantes dos SIMPEQs anteriores, neste ano também foi oferecido um novo curso de extensão para alguns participantes: ASPECTOS ESCOLARES E CIENTÍFICOS DO CONHECIMENTO QUÍMICO.

Para um grupo de 30 professores preferencialmente da rede pública, as atividades são estendidas para um total de 30 horas divididas ao longo do semestre, formalizando um curso de extensão da UNICAMP.

PARTICIPANTES

TRABALHOS

Identificação Autores Título
T1 Sílvio Ricardo Ramos TEQs: Turma de Estudos de Química aos Sábados Histórico de um Projeto
T2 Ana Claudia Lemes da Silva
Maria do Carmo S. Guedes
Tânia Regina Gregório Rosa
Genivaldo dos Santos
“As Aventuras Químicas de Sherlock Holmes” Um Incentivo ao Pensamento Químico Investigativo
T3 Sérgio H. F. Scafi
Marilda Bianchi
João A. P. Neto
Experimentos de Química do Ensino Médio e sua Aplicabilidade na Carreira Militar
T4 Andréia R. de Oliveira
Hebe R. C. Peixoto
Ácidos Carboxílicos e Sobrevivência: Uma Experiência de Sala de Aula
T5 Alexandra Maria Massarotto Refletir A Prática Pedagógica Pode Dar Bons Resultados
T6 Francisco Adão de Camargo
Elisabete Aparecida Rampini
Avaliação versus (In)Disciplina
T7 José Carmo Lattari Junior
Adelaide Faljoni–Alario
O Modelo de Desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele, Uma Contribuição ao Ensino da Química
T8 Mara Medeiros dos Santos Os Professores de Química e As Estratégias de Ensino
T9 Alexandre R. Gaspari
Andrea Salmazo
Ariovaldo L. Ramos
Regina A. N. Rossi
Adelaide Faljoni-Alario
Uma Droga de Aula
T10 Gisele Trotti Anselmo
Nancy Valente Pechi
Comparação entre Abordagens para Conceito de Massa

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira - dia 9 de setembro
Local: Auditório do Instituto de Química

18:30–19:00 Recepção e Entrega de Materiais
19:00–19:30 Abertura
19:40–20:40 Palestra "Nanotecnologia", com Prof. Dr. Fernando Galembeck, IQ-UNICAMP
21:00 –22:00 Palestra "O que a Química tem a ver com os ossos?", com Prof. Dr. Celso A. Bertran, IQ-UNICAMP

Sábado – dia 10 de setembro

8:30 – 17:30: Exposição de painéis com trabalhos

8:30–12:30: Atividades experimentais
Equipe: Gisele Trotti Anselmo, José de Alencar Simoni, Juliana Terra, Nancy Valente Pechi e Sebastião Ferreira Fonseca
12:30–14:00: Intervalo para almoço
14:00-15:30 Apresentação de trabalhos de professores do ensino médio
Refletir A Prática Pedagógica Pode Dar Bons Resultados, Alexandra Maria Massarotto
Comparação entre Abordagens para Conceito de Massa, Gisele Trotti Anselmo e Nancy Valente Pechi
16:00-17:30 AMesa Redonda: "Transformações sociais, tecnológicas e didáticas: como aproveita-las no Ensino de Química"
Ana Rita Galhardo Tur, SENAI-Mario Amato
Cristina Cimarelli Rubega, COTUCA-UNICAMP
José de Alencar Simoni, IQ-UNICAMP
17:30 – 18:00 Encerramento

FOTOS

clique aqui



Voltar