APOIO: Regional de Campinas da Sociedade Brasileira de Química
Diretorias de Ensino de Campinas Regiões Leste e Oeste.
Editora Ática
O SIMPEQ é um evento voltado para professores que dão aulas de Química no ensino médio e está em sua quarta edição no Instituto de Química da UNICAMP. Trata-se de um esforço para promover a necessária interação entre membros da universidade e professores do ensino médio, que vem acontecendo desde 2001. Neste ano, aconteceram palestras, atividades experimentais, apresentação de trabalhos e debates.
Sempre buscando atender às solicitações dos participantes dos SIMPEQs anteriores, neste ano também foi oferecido um novo curso de extensão para alguns participantes: ASPECTOS ESCOLARES E CIENTÍFICOS DO CONHECIMENTO QUÍMICO.
Para um grupo de 30 professores preferencialmente da rede pública, as atividades são estendidas para um total de 30 horas divididas ao longo do semestre, formalizando um curso de extensão da UNICAMP.
Identificação | Autores | Título |
T1 | Sílvio Ricardo Ramos | TEQs: Turma de Estudos de Química aos Sábados Histórico de um Projeto |
T2 | Ana Claudia Lemes da Silva Maria do Carmo S. Guedes Tânia Regina Gregório Rosa Genivaldo dos Santos |
“As Aventuras Químicas de Sherlock Holmes” Um Incentivo ao Pensamento Químico Investigativo |
T3 | Sérgio H. F. Scafi Marilda Bianchi João A. P. Neto |
Experimentos de Química do Ensino Médio e sua Aplicabilidade na Carreira Militar |
T4 | Andréia R. de Oliveira Hebe R. C. Peixoto |
Ácidos Carboxílicos e Sobrevivência: Uma Experiência de Sala de Aula |
T5 | Alexandra Maria Massarotto | Refletir A Prática Pedagógica Pode Dar Bons Resultados |
T6 | Francisco Adão de Camargo Elisabete Aparecida Rampini |
Avaliação versus (In)Disciplina |
T7 | José Carmo Lattari Junior Adelaide Faljoni–Alario |
O Modelo de Desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele, Uma Contribuição ao Ensino da Química |
T8 | Mara Medeiros dos Santos | Os Professores de Química e As Estratégias de Ensino |
T9 | Alexandre R. Gaspari Andrea Salmazo Ariovaldo L. Ramos Regina A. N. Rossi Adelaide Faljoni-Alario |
Uma Droga de Aula |
T10 | Gisele Trotti Anselmo Nancy Valente Pechi |
Comparação entre Abordagens para Conceito de Massa |
Sexta-feira - dia 9 de setembro
Local: Auditório do Instituto de Química
18:30–19:00 | Recepção e Entrega de Materiais |
19:00–19:30 | Abertura |
19:40–20:40 | Palestra "Nanotecnologia", com Prof. Dr. Fernando Galembeck, IQ-UNICAMP |
21:00 –22:00 | Palestra "O que a Química tem a ver com os ossos?", com Prof. Dr. Celso A. Bertran, IQ-UNICAMP |
Sábado – dia 10 de setembro
8:30 – 17:30: Exposição de painéis com trabalhos
8:30–12:30: | Atividades experimentais Equipe: Gisele Trotti Anselmo, José de Alencar Simoni, Juliana Terra, Nancy Valente Pechi e Sebastião Ferreira Fonseca |
12:30–14:00: | Intervalo para almoço |
14:00-15:30 | Apresentação de trabalhos de professores do ensino médio
Refletir A Prática Pedagógica Pode Dar Bons Resultados, Alexandra Maria Massarotto Comparação entre Abordagens para Conceito de Massa, Gisele Trotti Anselmo e Nancy Valente Pechi |
16:00-17:30 | AMesa Redonda: "Transformações sociais, tecnológicas e didáticas: como aproveita-las no Ensino de Química" Ana Rita Galhardo Tur, SENAI-Mario Amato Cristina Cimarelli Rubega, COTUCA-UNICAMP José de Alencar Simoni, IQ-UNICAMP |
17:30 – 18:00 | Encerramento |